Governo
A França é uma República democrática semipresidencialista. O presidente (président de la république) é eleito por sufrágio directo e universal e reside oficialmente no Palácio do Eliseu, em Paris. É o Presidente quem nomeia o Primeiro-Ministro (premier-ministre), e preside ao conselho de ministros. Ao primeiro-ministro, cuja residência oficial é o Palácio Matignon, cabe a coordenação do governo (gouvernement). O Parlamento francês é bicameral: Senado (sénat), eleito indiretamente, e a Assembleia Nacional (assemblée nationale), eleita pelo voto popular.
Política exterior: União Européia
A Declaração Schuman é o título que informalmente conhecido como pronunciado pelo ministro de Relações Exteriores francês Robert Schuman a 9 de maio de 1950 — tal como o conhece a União Européia— se deu o primeiro passo para a formação desta organização ao propor que o carbono e o aço de França e Alemanha e dos demais países que aderiram ao apresentar uma declaração conjunta.
A França faz grupo dos seis países que são originários mediantes ao Tratado de Paris costuíram a comunidade do carbono e aço (CECA).A este tratado seguem outros que compõem a União Européia atualmente. Os franceses contam com a segunda representação mais numerosa no Parlamento Europeu, em virtude de seu número de habitantes; todavia, o francés Jean-Claude Trichet é o presidente do Banco Central Europeu e Jacques Barrot é um dos vicepresidentes da Comissão Européia para o período 2004-2009.
A presidência francesa do Conselho da União Européia no segundo semestre de 2008 está marcada dentro do sistema de administração rotativa da dita instituição. Está previsto que ao término da administração em dezembro, o Tratado de Lisboa foi ratificado por todos os estados membros da união pelo que a França deverá ultimar os detalhes para a entrada em vigor do mesmo. Isso significa que seja ao final deste período, quando se nomeia o Primeiro Presidente permanente da União.
Forças Armadas:
As Forças Armadas francesas estão divididas em quatro:
Armée de Terre (Exército)
Marine Nationale (Marinha)
Armée de l'Air (Air Force)
Gendarmerie Nationale Uma força militar que age como uma Polícia Nacional Rural e como uma Polícia Militar)
Desde a Guerra da Argélia, a conscrição foi progressivamente reduzida e finalmente foi suspensa em 2001 por Jacques Chirac. O número total de pessoal militar é de 359.000. A França gasta 2,6% de seu PIB com defesa, ligeiramente mais do que o Reino Unido (2,4%), e é o mais elevado na União Europeia, onde a despesa da defesa é geralmente inferior a 1,5% do PIB. Juntos, eles representam 40% das despesas da defesa da UE. Por volta de 10% do orçamento da defesa da França vai para sua força de frappé, ou armas nucleares.Uma parte significante do equipamento é feita na França. Algumas armas, como o Grumman E-2 Hawkeye ou o E-3 Sentry foram compradas dos Estados Unidos. Apesar de se retirar do projeto do Eurofighter, a França está investindo em projetos europeus como o Eurocopter Tiger.
quinta-feira, 4 de setembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário